terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Briefing




1 . S obre o p ro j e t o




Nome do Projeto: Redesign da Cia de Artes Balú




Prazo para entrega: 28 a 2 de junho




Descrição do projeto: O projeto visa reformular a identidade visual da Cia de Artes Balú, caracterizada por ser um projeto social (Ong) que atende jovens de baixa renda. Também temos a visão de que com uma boa identidade visual haja maiores investimentos para Cia.




Background ( Qual é o seu referencial para o ponto de partida em relação ao que vc conhece sobre o projeto)

Criança esperança, Teleton, Instituto ressoar, Drs. da alegria e etc.


Qual o objetivo primário e secundário do projeto?

O objetivo pimário é reformular a identidade visual da Cia, assim haverá um bom patrocínio.

Qual a imagem que a empresa ou marca quer passar para o público?

Uma imagem de comprometimento com a cultura visando integrar os jovens nela.


Qual o foco da mensagem da campanha ou da marca?




Qual o posicionamento da empresa em relação os produtos e ao mercado?




Palavras chaves?




Preço médio do produto.




2 . P ú bli c o




Qual o público alvo mais especificamente?( sexo, faixa etária, esci]olaridade, nível de renda, ocupação, hobbies[

Jovens da comunidade e de outras regiões, ambos sexos, cursando pelo menos o ensino fundamental, nível de renda baixo, estudantes com hobbies culturais. A identidade visual também visa alcançar empresários com dinheiro para investir em patrocínio na cia de artes Balú.

Diferenças regionais, culturais, habitos de consumo.




Liste outras marcas que este público consome?

O público consome:

De que mais esse público gosta ou não gosta?




Delimitação geográfica.

Região Oeste de SP




Qual marcas vc associa a este público alvo?




Quais são as marcas que ele deseja consumir? Objetos de desejo?




Perfil de atividades da rotina do consumidor?




O que pode interferir na mensagem da campanha... (O público tem algum tipo de preconceito específico)?




Quais são as referências gráficas para a criação da marca.... (peça para o cliente, alguns exemplos de marcas que ele ache

Criança Esperança , Drs da Alegria, Instituto Ressoar, Teleton e etc.



interessante, e compare como o que vc acha que o público alvo dele gosta)




3 . M er c a do




Quais são os concorrentes diretos e indiretos da empresa?




Existe alguma tendência?




Existe algum produto tradicional no segmento pesquisado?




Existe algum inovador? Quem é o segundo colocado? Quem é a marca top of mind do segmento?




Onde o cliente encontra o produto? Como é normalmente do recinto?




Alguma referência de outro segmento que se destaque?




Como pode-se mensurar o resultado da marca? (Entrevistas, comparação com concorrentes?)




Grupo focal, indices de venda, estatisticas do mercado.




4 . F err a men t a s de c om u ni c a ç ã o




Quais são os canais de comunicação: (impressa, digital, etc)


impressos e web.

Existe alguma melhor época para o lançamento? (estratégia sazonal: ex dia das mães, natal, etc.)

natal, dia das crianças.


Quais peças darão suporte a veiculação da marca?

site, folhetos, folders, fachada etc.


Meios de comunicação alternativos, virais?

web.


Alguma ação de brand experience?

não



5 . O u t ros




Alguma restrição? (custos, prazos, etc)

sim, custos, devido ser um projeto social.


Alguma outra informação que ache interessante fornecer ou complementar.




Em função dos custos, definir o que se quer em relação aos materiais e acabamentos do projeto.

Tentaremos manter os custos baixos tanto porque o dinheiro da Instituição é pouco como para não dar uma ideia contrária às pessoas que podem ajudar a Instituição, como se por exemplo o acabamento fosse muito trabalhado. Acharemos um meio termo.


Coleta de opinião especializada.




Definir tipo de linguagem para a comunicação: formal, coloquial, informal, séria, descontraída, etc., em função do recorte de

público?



Coloquial e descontraída, para apelar ao universo jovem, porém não deixando o lado sério para não desmerecer a Instituição.

Plano B?




6 . Ferr amen tas para o regis tro (en treg áveis )




Gráficos




Relatórios




Tabelas



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